sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nova fase

Depois do maravilhoso final de tarde na Terça feira, a minha semana foi tudo menos maravilhosa. Na semana passada já tinha tido um pequenito drama com o Mi, acho que agora se está a aperceber que os outros meninos têm pai e mãe juntos em casa e ele não, teve uns dias triste no colégio onde chamava pela mamã e pelo papá (algo que nunca tinha acontecido no colégio), quarta feira queria ficar com o pai e fez uma birra descomunal, e para cúmulo na sexta feira para além de ter ficado a chorar baba e ranho no colégio, vomitou e chorou a manhã inteira até eu o ir buscar, dizia para a educadora naquele vocabulário adulto que tem: "Estou tão triste que até me dói o coração", para vocês mães sabem que esta situação nos deixa arrasadas.
Esta semana na quarta feira queria ficar novamente com o pai (atenção raramente fala no pai quando está comigo, às vezes nem falar ao telf com ele quer), como o Mi tinha 1 ano e 9 meses quando nos separámos ele não tem noção do que é vida a 3, não sabe, nem se lembra e desconhece tal coisa, na altura o que ficou escrito no acordo foi que ele não dormia no pai à Quarta feira, mas quando nesta quarta feira chega a casa e começa num pranto a dizer:
- Vamos ficar os 3 aqui na nossa casinha e dormir agarradinhos!!!!!
Tudo à volta parece que se desmorona, o desespero é mais do que muito, e sinceramente não sei o que fazer... O P. também estava triste (ele é um excelente pai, claro nem tudo são rosas, mas é um excelente pai) e não sabiamos o que haviamos de dizer, chegou uma altura em que dizia que queria ficar comigo, outra com o pai, mas depois voltava sempre à mesma história de ficarmos os 3, o P. acabou por ficar por ali e adormecê-lo.
O Mi é um menino muito resolvido, isto é, sabe o lugar do pai e da mãe, não conta as coisas que acontecem num lado ou noutro, não fala dos avós do outro lado, sempre soube separar as coisas, eu não faço perguntas o pai acredito que também não o faça, não falamos mal um do outro a ele e muitas vezes em algumas coisas eu falo sobre o pai e sei que o P. fala de mim nas coisas boas, em passear, em ir ali ou acoli ou fazer coisas giras na casa de um ou de outro.
Estamos a entrar numa nova fase que não sei o que hei-de fazer, ele tem 3 anos e meio e vai haver fases piores, mas que faço ao meu príncipe neste momento????

4 comentários:

Miepeee disse...

Minha querida nao sei o que te dizer, porque embora tenhamos percursos parecidos, a Bia nunca chegou ao ponto em que o Mi. esta, apesar de ter perguntado porque e que os pais nao estavam juntos. Tambem para ela nunca viveu uma vida a 3. Adora o pai e a mae, tem saudades do pai o que e normal e ainda por cima a esta distancia. Tenta-se colmatar com conversas de voz no msn com webcam.
Acho que devem explicar ao Mi que o pai e a mae gostam um do outro e que acima de tudo gostam muito dele e que nem sempre os adultos se entendem. Que e melhor para todos se viverem assim do que juntos mas zangados.
Da-lhe muitos mimos, eu sei que o teu coracao fica pequenino com a tristeza do teu principe, eles sao tudo para nos.
Nao penses que vao haver fases piores,nem sempre tem de ser assim, tentem falar com ele explicando as coisas tal qual sao.
Quem sou eu para dizer o que e certo ou errado, mas na minha opiniao de o P. passar a ficar cada vez que uma cena semelhante acontece , o Mi. vai perceber que se o fizer mais vezes vao conseguir o objectivo dele (ter o pai e a mae juntos) o que na realidade nao e bem assim e depois as consequencias podem ser piores porque ele podera sentir-se enganado.
Beijinho, coragem e animo.

CF disse...

Não faças nada. É normal a reacção dele, não devem entrar em pânico. Fala a minha experiência pessoal e profissional. Façam as coisas como ~têm feito, com naturalidade. Ele vai entendendo. Esses momentos fazem parte. E não há forma de os proteger disso...

Storyteller disse...

Só posso partilhar contigo a minha experiência: quando me separei, o meu filho tinha 5 anos e a minha filha 2. Não foi fácil, principalmente para o meu filho. Teve algumas regressões, como voltar a fazer xixi na cama. Para ele foi muito mais difícil que para a irmã lidar com a saída do pai de casa. No entanto, no acordo ficou estipulado que eles vão dormir ao pai todas as 4as feiras. Não sei se é bom ou mau, apenas na altura achei que seria importante.
Também os meus filhos passaram por uma fase em que queriam que voltasse tudo ao que era dantes, mas eles acabaram por perceber que tal não seria possível. Acredita que só mesmo o tempo é que os fará perceber que a mãe e o pai já não estarão mais juntos.
Vais ter de responder várias vezes às mesmas perguntas e irás ter de engolir em seco e reter as lágrimas quando o teu querido Mi te disser «Mãe, não gosto de ti!» ou «é por tua causa que o pai não está aqui». Dói. Dói muito ouvir isto. Mas os nossos filhos sabem que não é verdade; é apenas a sua forma de verbalizarem a sua frustração.
Acho que estás a fazer tudo lindamente, mas eu sou suspeita, porque adoptei a mesma atitude que tu tomaste. E, na realidade, não tem saído mal.
O importante é que tu estejas sempre presente e que o Mi nunca se esqueça do que eu digo sempre aos meus filhos «Gosto de ti, adoro-te e amo-te!».
Um beijinho e nunca duvides de que és uma excelente mãe e a melhor mãe que o Mi poderia ter!

Tweety disse...

Só posso dizer que fiquei muito triste com o teu post, é muito dificil lidar com a incerteza e a inseguranção, e viver com o medo que tens vivido é muito complicado.

Não te posso dar conselhos, porque não os tenho, só te posso dar a minha simpatia e apoio para superares este momento em que te encontras.

UM Abraço sentido